Terça feira, 6 de março de 2012 é a nova data-limite para se inscrever com descontos no VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA), o maior evento do setor, que atrairá milhares de educadores, ambientalistas, estudantes e especialistas em educação ambiental para o Centro de Convenções de Salvador, entre 28 a 31 de março de 2011.
"A decisão beneficia principalmente quem está esperando o resultado da seleção de painéis, oficinas e cursos para o nosso VII Fórum" avalia Tita Vieira, coordenadora geral do VII FBEA, ao relembrar que houve um adiamento da data de recebimento das propostas - a pedido de muitos candidatos que, por estarem em férias, longe de suas cidades, teriam dificuldades no encaminhamento. Depois, houve uma surpreendente resposta, com um número de trabalhos que superou quaisquer expectativas, ampliando a tarefa da equipe de especialistas voluntários responsáveis pela análise.
Por tudo isso, apesar do esforço concentrado da comissão que realiza a seleção, a lista de selecionados deve ser anunciada apenas no próximo fim de semana (provavelmente em , por meio eletrônico. "Decidimos estender por mais alguns dias os valores na faixa entre R$ 45 e R$ 85, preço que dá direito a participar sem outros custos das atividades do VII FBEA.
Relata o professor Luiz Afonso Vaz de Figueiredo, coordenador desta área no VII FBEA, que o maior desafio da tarefa é trazer o máximo de trabalhos no espaço disponível do Centro de Convenções da Bahia. A soma de todos formará um retrato da EA que se desenvolve no país hoje, diz ele, ao revelar que o enquadramento da proposta em pelo menos um dos oito eixos temáticos eleitos no processo preparatório do fórum serviu como primeira linha de corte.
A avaliação dos trabalhos por eixo temático já traz dados interessantes sobre a evolução da EA no país, admite o professor. Percebe-se, por exemplo, que o Eixo 3 - EA Escolarizada - permanece como campeão, com quase 28% das propostas em análise.
Só que o Eixo 6, da gestão ambiental - um tema praticamente desconhecido 20 anos atrás, quando a REBEA nasceu - neste ano abocanhou o segundo lugar, com 17% das propostas recebidas. Logo atrás, vem o Eixo 8 - EA e estratégias metodológicas -, com quase 15% das propostas.
Curiosamente, o Eixo 7, Educação Ambiental e documentos de referência, que tem relação com metodologias ficou em último lugar, com menos de 2%, entre as propostas de painéis, minicursos e oficinas.
Sobre o VII FBEA
Realizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental - Rebea (formada pela articulação das redes e coletivos de educação ambiental no país), com a Rede Baiana de Educação Ambiental - Reaba, e Instituto Roerich de Paz e Cultura do Brasil, o VII FBEA acontecerá pela primeira vez na Bahia, entre 28 e 31 de março de 2012.
Constitui-se no maior evento nacional sobre EA e, este ano, será preparatório da sociedade civil para a RIO +20, no que concerne à EA. O VII FBEA conta com o apoio institucional de três Ministérios - da Educação, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário -, além de órgãos estaduais - Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, da Educação e do Planejamento -, da Itaipu Binacional, do CNPq e do SESC-BA.
O Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA) tem um espaço virtual, onde dá para buscar mais informações (inclusive de hospedagem mais barata) e fazer inscrições: http://viiforumeducacaoambiental.org.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário