II Jornada Internacional de EA participou da grande marcha promovida pela Cúpula dos Povos
A II Jornada Internacional de Educação Ambiental esteve presente na quarta-feira, 20/06, juntamente com milhares de outros movimentos socioambientais, da grande marcha organizada pela Cúpula dos Povos contra a mercantilização da vida e por justiça social e ambiental.
As educadoras e os educadores ambientais percorreram as principais ruas do centro da cidade do Rio de Janeiro, com um conjunto de bandeiras, produzidas nas "jornadas locais" nos quatro cantos do país. Essas bandeiras foram costuradas entre si formando uma grande manta dos princípios do Tratado Internacional de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global e respectivamente seu reflexo nas diversas localidades.
Diversas gerações estavam presentes deste importante ato, desde educadores que participaram da I Jornada no Fórum Global (evento paralelo à ECO92), tais como: Moema Viezzer, Marcos Sorrentino, Mônica Simons, Marta Benevides, entre muitos outros; representantes de Redes de EA, jovens da REJUMA (Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade), com destaque para o Bloco Boca do Lixo, de Goiás, com instrumentos musicais e muita animação, e o movimento Bicicletada.
Com o refrão "floresta boa é floresta em pé! desmatamento zero!(...)", o "Samba dos Povos", composto por Roni Valk, do Centro de Teatro do Oprimido, animou a marcha com uma crítica ao processo de mercantilização da natureza. No carro de som, os representantes do Grupo Articulador da Cúpula dos Povos apresentaram suas manifestações, e a representante da REBEA (Rede Brasileira de Educação Ambiental) Simone Mamede, do movimento Bicicletada, foi uma delas que levou a mensagem da importância da educação ambiental em prol das sociedades sustentáveis.
Débora Olivato
Apoio ASCOMII Jornada EA
Nenhum comentário:
Postar um comentário