terça-feira, 29 de maio de 2012

REIA-GO rumo a Rio+20 e a II Jornada Internacional de Educação Ambiental


A II JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL está chegando e terá lugar na Cúpula dos Povos na Rio+20, fruto de um processo dedicado de centenas de pessoas espalhadas pelo mundo com desejo sincero e proativo na construção de sociedades sustentáveis, mais justas e solidárias. Na Cúpula será lançada a Rede Planetária do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis com Responsabilidade Global.

Durante o Fórum Global da Rio-92,  paralelo à 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento - foi realizada a I Jornada Internacional de Educação Ambiental, que instituiu, num processo mundial de consulta, o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

Construído por educadores e educadoras de adultos, jovens e crianças de oito regiões do mundo (América Latina, América do Norte, Caribe, Europa, Ásia, Estados Árabes, África e Pacífico do Sul), o Tratado, já publicado em sete idiomas, inspirou a criação de Organizações da Sociedade Civil, Redes e políticas públicas de Educação Ambiental ao redor do mundo.

Diversos eventos internacionais e nacionais ocorridos pós - RIO 92 permitiram constatar a atualidade do Tratado, suas propostas de ações, e deram origem à II Jornada Internacional de Educação Ambiental , cujo desafio, durante a Conferência e depois dela,  é demonstrar e fortalecer o papel da educação na construção de sociedades sustentáveis.

Todas as ações da II Jornada Internacional de Educação Ambiental têm como base as dimensões da sustentabilidade - Social, Econômica e Ecológica.

Vinte anos após a Conferência internacional Rio, o mundo avançou de forma surpreendente em globalização, conhecimentos, acesso à informação, comunicação, tecnologias, ciência e pesquisa, investimentos financeiros, entre tantas outras ferramentas para atingir a sustentabilidade.

Atualmente, boas práticas sustentáveis são realizadas, entretanto, as mesmas têm sido insuficientes para minimizar a crise ambiental planetária e a desigualdade social. A raiz do desenvolvimento sustentável está na atitude individual e coletiva, inclusive para sustentar/manter o que o mundo avançou.  Investir em educação é a base para as transformações desejadas, como a criação de capacidades humanas para a construção de sociedades sustentáveis nos seus mais amplos ambientes e redes de relações.

A REIA-GO é signatária do Tratado de Educação Ambiental e pela REBEA faz parte da Secretaria Executiva da Jornada.

Saiba mais:
Conhecendo o material da Jornada: http://sdrv.ms/LRWvEE
ou visitando o site: http://tratadoeducacaoambiental.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário