terça-feira, 5 de junho de 2012

Relato da Reunião REIA-GO (01/06/12)

Reunião da Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás
Data: 01/06/12
Local: Auditório da SEDUC
Horário: 14h-16h
Presentes: Keli, Rose, Marisa, Jackson, Niransy (SEDUC), Thaís, Silvia (SME), Lúcia (Brinquedoteca e Núcleo de EA de Nerópolis), Maira, Giivago, Diogo (CJ).
Pauta:
- Boas Vindas – Rose dá as boas vindas a todos e reforçando a alegria de receber novos enredados.
- Memória da última reunião – Keli relata os principais pontos da última reunião que aconteceu dia 20/04 na SEMARH. Alguns pontos que não haviam sido definidos foram fechados como a interlocução da REIA-GO com a SABC que ficou a cargo de Thaís e Silvia.  Avaliou-se que a definição de um calendário de reuniões no começo do ano foi importante para que todos já ficassem sabendo com antecedência das datas e se programassem para participar. Keli sugeriu então que essas datas sejam sempre divulgadas quando enviarmos e-mails na rede. Niransy sugeriu que montássemos uma oficina da rede para divulga-la em eventos na área ambiental a fim de divulgar a rede.
- II CONGEA e Encontros de Disseminação da Cultura de Rede e Enraizamento da Educação Ambiental em Goiás – Rose fez um breve relato do I CONGEA coordenado pela profª. Sandra UFG e organizado pela REIA-GO e reforçou que a ideia é realizar encontros preparatórios ao longo do segundo semestre de 2012 para no próximo ano realizar o II CONGEA. Os Encontros de Disseminação da Cultura de Rede e Enraizamento da Educação Ambiental em Goiás foram pensados para acontecerem em um período (matutino, vespertino ou noturno) contendo uma teorização a partir do estudo de um texto de autores na linha da educação ambiental defendida pela rede seguida de um debate que focaria o enraizamento a partir das experiências locais onde o encontro estiver sendo realizado. Pontuou-se a necessidade de evitar o cientificismo e valorizar as experiências locais, sem necessidade, portanto, de pessoas renomadas.
- Thaís apresentou o que foi discutido na reunião da facilitação a respeito dos encontros:
- Os possíveis locais considerando o fato de já existirem elos da rede: Catalão, Itapuranga, Anápolis, Nerópolis, Profº Jamil, Rio Verde, Ipameri, Pirenópolis, Araçu ou Inhumas, Goiânia. Niransy sugeriu ainda Alto Paraíso.
- O projeto será apresentado no dia 29/06.
- Definiu-se a data para elaboração do projeto pelo grupo que se dispôs. Posteriormente ele será divulgado na rede para que outras pessoas possam acrescentar e contribuir. A data será: 11/06 às 14h00 na sala 11 da SEDUC.
- Bandeira REIA-GO para a Cúpula dos Povos: Foi feita a bandeira da rede para ser levada ao Rio de Janeiro durante a Cúpula dos Povos. A bandeira está sendo finalizada pela Maíra e a partir de quarta de manhã estará disponível para que os enredados que não estavam presentes na reunião possam assiná-la na sala da EA na Sup. de Ensino Médio da SEDUC
INFORMES:
- Definiu-se a agenda de reuniões da rede para o 2º semestre. As reuniões continuarão nas sextas-feiras a partir das 14h:
29/06 – SEDUC
10/08 – Vila Ambiental
14/09 – Fazenda Santa Branca
05/10 – UNIVERSO
09/11 – AMMA
07/12 – IESA/UFG

- O Pré-encontro de educadores da APA do João Leite acontecerá dia 22/06 às 19h no Auditório do Ministério Público. Lúcia irá repassar o endereço posteriormente.
- Ônibus para Cúpula dos Povos – a rede tem 10 vagas e precisamos fechá-las até o fim de semana. Além do transporte essas 10 pessoas terão alojamento e alimentação. Sairá mais 1 ônibus das juventudes e movimento negro. Patrícia (Pirenópolis) tem mais informações. As pessoas que estiverem interessadas podem entrar em contato com Diogo para repassar os dados.
- Agenda para definir projeto do Encontro da REBEA em Goiás – a data será definida posteriormente com o grupo que se dispôs a organizar. A princípio, Rose e Diogo.
- Thaís sugere uma repaginação do blog. A sugestão é verificar com o João Damásio (CJ) se ele se dispõe a fazer mudanças na estética do blog. Silvia, Keli e Thaís ficaram responsáveis por manter atualizado o blog com os relatos das reuniões e informes relevantes. Diogo, incluir Keli e Silvia como colaboradoras do blog e se possível colocar as 3 como administradoras.
- Reunião da Comissão Organizadora Estadual da Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente: 11/06, às 09h30 na sala do Núcleo de Educação Ambiental da SEDUC. Representante titular da REIA-GO: Rose.
- Reunião SABC: 29/06. Verificar local e horário. Representante titular da REIA-GO: Thaís.
- Niransy relembra a ideia de montar um painel mapeando as instituições e ações da rede pelo estado. Este ponto será pauta da próxima reunião.
POR THAIS
.•´¯`•.¸¸.•´¯`•.¸¸.><((((º> .•´¯`•.¸¸.•´¯`•.¸¸. ><((((º> .•´¯`•.¸¸.•
´¯`•.¸¸.><((((º> .•´¯`•.¸¸.•´¯`•.¸¸. ><((((º> .•´¯`•.¸¸.•

Nenhum comentário:

Postar um comentário