sábado, 14 de julho de 2012

ÁGUA NA CHAPADA DOS VEADEIROS


Diálogos reúnem indígenas, comunidades tradicionais, educadores, ativistas e gestores públicos

Em parceria com a organização do XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), a ITAIPU Binacional e o Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, realizarão diálogos sobre políticas públicas de água e meio ambiente, e atividades formativas e culturais sobre a água, no dia 26 de julho, na Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros.

Tendo em vista a reunião do Centro de Saberes nos dias 25 e 27, na Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge, para o planejamento do processo formativo na porção brasileira da Bacia do Prata em 2012, que será na região pantaneira da Bacia do Alto Paraguai, os representantes das mencionadas instituições decidiram aproveitar todo o dia 26, na Vila de São Jorge, para fazer uma interlocução com o público do Encontro de Culturas Tradicionais por meio de uma Oficina na parte da manhã sobre "Saberes e Cuidados com a Água" e, na parte da tarde, um "Diálogo Intercultural sobre a Água".

A Oficina de "Saberes e Cuidados com a Água", que acontecerá de 9 às 12h30 do dia 26, objetiva contribuir com o aporte de contribuições conceituais, intercâmbio de experiências e promoção de diálogos sobre a questão da água, sendo voltado para os representantes do Centro de Saberes, educadores da região da Chapada dos Veadeiros e público do XII Encontro de Culturas Tradicionais. Participarão como debatedores o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Pedro Wilson Guimarães, o Diretor de Coordenação e Meio Ambiente da ITAIPU Binacional, Nelton Friedrich, o gerente da SRHU/MMA, Franklin Jr, e a Diretora do Departamento de Proteção Ambiental da ITAIPU, Silvana Vitorassi, dentre outros.

Na tarde do dia 26 (14 às 19h30), dividido em duas partes, acontecem os"Diálogos Interculturas sobre a Água", que reunirão representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais, arte-educadores, ativistas e gestores públicos. No contexto da implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), busca-se a promoção do diálogo intercultural entre os vários saberes sobre a água (ancestrais, populares, tradicionais, técnico-científicos), o intercâmbio de experiências e processos de aprendizagem sobre a relação com a água em suas várias dimensões (cultural-antropológica, mística, social, ambiental, econômica, política), bem como orientações a serem incorporadas nas políticas públicas de água e meio ambiente no Brasil. Estão confirmadas as presenças de Pedro Wilson (Secretário da SRHU/MMA); Roberto Brandão Cavalcanti (Secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA); Nelton Friedrich, (Diretor da ITAIPU); Professora Vera Lessa Catalão (UnB/CET-Água); TT Catalão (Poeta); Prof. Luiz Ferraro Júnior (Diretor de Educação Ambiental da SEMA-Bahia); Rosalia (Indígena Kola argentina); Teodoro (indígena Guarani); Juliano Basso e Pedro de Castro Guimarães (Coordenadores do Encontro de Culturas Tradicionais). Estão ainda previstas as participações de representantes de comunidades tradicionais Quilombola Kalunga e Povos do Cerrado; representantes das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente de Goiás e Tocantins; do Secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, que é também Coordenador do Fórum de Secretários de Cultura do Centro-Oeste; representante do Departamento de Educação Ambiental do MMA; e de representante do Ministério da Educação (MEC), que informará sobre a realização da IV Conferência Infanto Juvenil de Meio Ambiente. À noite deverá acontecer o show "Água Viva", com Larissa Malty e Vavá Cunha, dentre outras atividades culturais programadas do Encontro.

Também no dia 26, serão lançadas algumas publicações, dentre as quais, o livro "Aspectos Políticos e Sócio Culturais da Água", editado pelo Ministério do Meio Ambiente, contendo texto elaborado pelo Professor Antônio Carlos Diegues (USP), que aborda a relação dos povos indígenas e comunidades tradicionais com a água, e foi concebido a partir de seminário realizado em 2005 com esses atores, no processo de elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). O referido seminário gerou também insumos para a definição de macro diretrizes e ações do Programa IV do PNRH. Uma dessas diretrizes, trata da democratização da gestão e da promoção do permanente diálogo entre os diferentes saberes relacionados com a água.

Essas atividades inauguram uma maior inserção do tema água no Encontro de Culturas da Chapada dos Veadeiros, que ao longo dos anos vem se consolidando como um espaço-tempo de entrelaçamento de saberes, expressão da originalidade das culturas regionais e brasileira, assim como convergência de atores, instituições, projetos e ações de políticas públicas comprometidas com a sustentabilidade socioambiental. Também valoriza a dimensão hídrica e ecossistêmica do Bioma Cerrado, conhecido como berço das águas, de onde nascem e vertem águas que alimentam a malha hídrica de grandes bacias hidrográficas brasileiras e transfronteiriças, tais como a Bacia do Prata, a Região Amazônica, Tocantins-Araguaia e São Francisco. O MMA também apoiará a realização, em Brasília, de 12 a 16 de setembro, do XX Encontro dos Povos do Cerrado, que é organizado pela Rede Cerrado e terá água como um dos temas centrais.

Confira a programação completa do XII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. A pitoresca e acolhedora Vila de São Jorge, onde acontece o Encontro, fica a aproximadamente 240 km de Brasília, vizinha do Parque Nacional de Chapada dos Veadeiros.

Sobre a Chapada dos Veadeiros

Conforme informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, o mesmo foi criado em 1961 e protege uma área de 65.514 ha do Cerrado de altitude. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO.

Além da conservação, o Parque tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública. A caminhada e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque nas imensas paisagens da Chapada numa viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes. Localizado ao Nordeste do Estado de Goiás, no centro da Chapada dos Veadeiros, o Parque está a 260 km de Brasília e a 480 km de Goiânia, com parte nos municípios de Cavalcante (60%) e Alto Paraíso (40%), onde se situa a Vila de São Jorge, local de entrada dos visitantes. A visita ao Parque Nacional oferece oportunidades de contemplação e convivência com a natureza da Chapada dos Veadeiros. Já ao longo da estrada de acesso (GO-239), vale observar o Morro da Baleia no km 18 e as Veredas do Jardim de Maytréia (km20). Por sua vez na GO-118 avista-se o ponto mais alto de Goiás (1676 m) no mirante do Pouso Alto.A partir de Brasília, chega-se ao Parque, pelas rodovias BR-020 e GO-118 (220 km), que levam a Alto Paraíso, seguindo-se depois pela GO-239 (36 km) até a Vila de São Jorge. Chegando ao Parque, a recepção , orientações e escolha dos passeios acontecem no Centro de Visitantes 

(fonte: http://www4.icmbio.gov.br/parna_veadeiros/).

Por Franklin de Paula jr, para o blog da rede social Comunidade das Águas

Nenhum comentário:

Postar um comentário