quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Momento Presencial da REIA-GO - Relato do dia 10/02/12

Por Rosimeire Aparecida Mateus.

"Quanto mais contatos, melhor é nosso olhar, melhor é o diálogo, socializando e sendo parceiros no cuidado com o Cerrado. Aqui podemos ser parceiros de todos. Não é fazer sozinho.  A Rede é espaço de articulação e divulgação, de escuta, de estreitamento de laços, de trocas de experiência. Somos elos da REIA - GO. 








Reunião presencial da REIA-GO - Data: 10/02/12 - Local: UNIVERSO – Goiânia

Elos Presentes:
Rosa Maria Viana – Universo - Goiânia
Jackson Hora - SME e Seduc - Goiânia
Sílvia de Freitas – SME e SEDUC - Goiânia
Amanda – CJ e Grupo "boca do lixo" – Anápolis
Cristiano - CJ e Grupo "boca do lixo" – Anápolis
Zeca - CJ e Grupo "boca do lixo" – Anápolis
Nirancy Carraro – Geógrafa e Seduc - Goiânia
Thaís Cruvinel – CJ – Goiânia
Rosemeire Mateus – Kayrós e Seduc – Goiânia
Wagner – Semarh – Goiânia
Maira Cruvinel – CJ – Goiânia
Ângela Ciccone – Seduc – Goiânia
Luanna Guimarães – CJ e Cooperafi – Itapuranga
Letícia - Escolinha de Saneamento – Goiânia

A reunião teve inicio com a acolhida da professora Rosa Maria, da Universo, que relatou sua experiência na USP com um grupo de estudiosos holísticos, que buscaram sensibilizar durante a Eco-92 sobre a força da dança circular. O que hoje é uma realidade de conexão de diálogo e entre os seres de Gaia. Em encontros de EA a dança circular é uma constante abrindo espaço para a paz e o diálogo constante da troca de energia.

Em seguida cada participante procurou responder:
- O que você sabe sobre Redes?
- Como você conheceu a REIA-GO?
- Por que sua instituição é parte da REIA-GO?

O conhecimento e pertencimento a Rede foi evidenciado por todos presentes, reiterando que a Rede é composta por pessoas "interessadas" que nos levam a trabalhar pelo ambiente e por uma outra sociedade. Que nosso objetivo é trabalhar pela paz e mostrar um "lado diferente, um outro olhar" sobre o planeta e as pessoas.

"Quanto mais contatos, melhor é nosso olhar, melhor é o diálogo, socializando e sendo parceiros no cuidado com o Cerrado. Aqui podemos ser parceiros de todos. Não é fazer sozinho.  A Rede é espaço de articulação e divulgação, de escuta, de estreitamento de laços, de trocas de experiência. Somos elos da REIA - GO.

Socializou-se a Agenda de eventos na área da EA em âmbito internacional, nacional e estadual:
Rio +20 – Cúpula dos Povos e II Jornada Internacional de Educação Ambiental
VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
II CONGEA
Atividades das Instituições da REIA-GO

Após um breve diálogo da agenda ambiental acima citada e descrição das ações desenvolvidas pelas instituições presentes; os elos decidiram que:
- A lista de contatos da Rede será migrada para o googlegroups, devido dificuldades técnicas com a lista atual, alojada no grupo Yahoo.
- Banco de dados da Rede – Os elos da Rede irão elaborar um questionário que servirá para mapear as instituições, membros e ações que compõem a rede. Esse questionário terá duas etapas: uma a curto prazo, com o intuito de organizar um banner para expor durante o VII Fórum Brasileiro de EA,  e outra a longo prazo para compor o banco de dados da rede.
- Reiterou-se Rosemeire Mateus como representante da REIA-GO no encontro das Redes e como responsável pelo stand da rede durante o VII Fórum Brasileiro de EA. Para tanto se faz urgente o banco de dados da Rede para confecção do banner.
- Os dados coletados, portanto, servirão para fazer um banner com o panorama da EA em Goiás para apresentar no stand da REIA-GO durante o VII Fórum em Salvador. Sugeriu-se fazer uma arrecadação de verba entre as instituições para isto.
- Sílvia e Nirancy disponibilizaram-se para sistematizar as informações e organizarem o banner.
Na próxima reunião presencial da Rede, cada instituição deve levar o material para apresentação e divulgação no stand da Rede.


II CONGEA:
- outubro de 2012, em Itapuranga, coordenado pela COOPERAFI – cooperativa de agricultura familiar, tendo parceria com a UEG regional de Itapuranga, que já irá sediar o VI encontro de juventude pelo meio ambiente, desenvolve trabalhos de EA com as escolas da rede municipal e estadual no município; e com articulação direta nos territórios de cidadania atendidos pelo MMA em Goiás. Cabendo aos elos articular a participação das universidades, órgãos governamentais e não governamentais em todo o Estado.
Faz-se necessário refletir ainda: "que tipo de evento queremos?", revisar o projeto do Congea e discuti-lo na próxima reunião.

Calendário de reuniões da Rede:
09/03/12 – local: Universo
Pauta: II Congea; apresentação do banner da Rede e entrega de matérias das instituições (elos) a serem divulgados no stand da Rede no VII Fórum de EA.
13/04/12 – local: SME
Pauta: Socialização das experiências do VII Fórum de EA, Rio + 20 e II Jornada de EA: articulações, II Congea, rediscutir o Tratado de EA.
04/05/12 – local: SEMARH
Pauta: Rio+20 e II CONGEA
01/06/12 – local: SEDUC
Pauta: Socialização das experiências da Rio+20 e II Jornada de EA; II CONGEA

A reunião foi encerrada com entusiasmo e na crença do diálogo e entendimento de que juntos somos mais, somos parte e elo de Gaia. Realizando um círculo de energia que nos une aos povos e seres de todo o Universo.

Abaixo, texto sobre a REIA-GO socializado na reunião:

A REIA-GO nasceu durante o I ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E INFORMAÇÃO AMBIENTAL, evento organizado em 2004, pelo Instituto Goyá e pelo Projeto de Educação Ambiental Escolinha do Saneamento Washington Novaes, com apoio da SEMARH e da SEE. Foi um evento preparatório para o V Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, realizado naquele mesmo ano, em Goiânia, pela Rede Brasileira de Educação de Educação Ambiental (Rebea).

A Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás nasceu entrelaçada na malha de redes da Rebea, configurando-se como espaço de articulação das pessoas e instituições que atuam em Educação Ambiental no estado de Goiás.

Três foram os espaços de diálogos iniciados neste período, que deram inicio para novamente articular a REIA-GO, o primeiro diz respeito à vontade e interesse de educadoras e educadores ambientais da Rede de Educação Ambiental do Cerrado – Reacerrado, pautando em sua lista de comunicação a rearticulação da REIA-GO.

O segundo espaço de diálogo aconteceu durante uma mesa redonda, com o tema: A Educação Ambiental em Goiás – Rearticulando da REIA-GO, durante o Seminário: A Educação Ambiental no Contexto das Juventudes, realizado em dezembro de 2006 pelo Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Goiás (CJ-GO), que assumiu simbolicamente a Secretaria Executiva da Rede.

Em março de 2007, no Ecocentro IPEC, em Pirenópolis-GO foi realizado o Encontro "Os Olhares da Juventude sobre o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global" – evento nacional preparatório para o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, organizado pelo CJ-GO e pela Rebea.

O Encontro de Pirenópolis reuniu atores da Educação Ambiental Brasileira e jovens de todas as regiões do país. Também oportunizando o encontro de vários atores da nossa EA Goiana, dando força e corpo a rearticulação da REIA-GO.

Em seguida a Rede realizou duas Semanas Integradas de Meio Ambiente de Goiás, a primeira em 2007 e a segunda em 2009.

Em 2008 a Rede indica 05 membros para a Facilitação Nacional da REBEA e dois deles participam no mesmo ano do II Encontro Nacional das Redes de EA com o Órgão Gestor da Educação Ambiental.
Já em 2009, a REIA-GO expôs sua história no VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental.
Em 2010 aconteceram reuniões de articulação para o II CONGEA.

A Rede tem buscado ser um espaço coletivo de articulação, troca de experiências e discussão da EA Goiana, pautando no interior da Rede, as problemáticas ambientais do estado, fomentando a unificação de agendas, ações, lutas e projetos. Demonstrado fôlego, pela vontade dos seus elos de construir sociedades sustentáveis, através de uma Educação Ambiental crítica e transformadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário