quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Goianos se mobilizam para o VII FBEA e Rio+20


A mobilização dos educadores ambientais goianos para o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA) e para a II Jornada Internacional de Educação Ambiental no contexto da Rio+20. Estes são os temas da reunião da Rede de Educação e Informação Ambiental de Goiás (REIA-GO), programada para a tarde desta 6ª feira, 10/2, na Universidade Salgado de Oliveira – campus de Goiânia.

O evento ocorre num momento animador para a Educação Ambiental no Estado em vista dos processos mobilizadores que se aproximam, informa Diogo Damasceno Pires, da Secretaria Executiva da REIA-GO, ao traduzir a expectativa dos organizadores. “O processo em Rede é a porta de entrada para muitas das nossas realizações, possibilitando sempre nos conectarmos e ampliarmos as nossas redes de relacionamento. E isso com certeza fortalece a nossa área de atuação e a nós mesmos”, explica.

Emerge do processo da Rede – acrescentam os organizadores -, a força militante de Educadores Ambientais enquanto sociedade civil organizada, visto que todos os elos, antes de atuarem como integrantes/ representantes de suas instituições, são indivíduos que fazem sua adesão voluntária e individual para se somarem ao coletivo.

Nesse sentido, encontros presenciais têm se mostrado muito estratégicos para renovar compromissos e enlaces, pois ampliam o diálogo, a socialização das informações, a mobilização e a atuação conjunta para superar desafios, levando ao fortalecimento da rede de relações em diferentes âmbitos.

Seguindo o princípio “Agir Local e Pensar Global”, a Reunião da REIA-GO deve promover o envolvimento, mobilização e energia para a integração aos processos nacionais e internacionais em curso, qualificando a participação dos goianos no VII FBEA e no processo da II Jornada Internacional de Educação Ambiental, cujo próximo passo ocorre durante o Fórum de Salvador, no dia 29 de março, antes de chegar à Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, em junho.

 SOBRE O VII FBEA

Realizado pela Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA (formada pela articulação de 45 redes e coletivos de educação ambiental no país), com a Rede Baiana de Educação Ambiental - REABA, e Instituto Roerich de Paz e Cultura do Brasil, o VII FBEA já conquistou o apoio institucional de três Ministérios - da Educação, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Agrário -, além de órgãos estaduais - Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, da Educação e do Planejamento -, da Itaipu Binacional, do CNPq e do SESC-BA.

O VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (VII FBEA) tem um espaço virtual, onde dá para buscar mais informações (inclusive de hospedagem mais barata) e fazer inscrições: http://viiforumeducacaoambiental.org.br.

EM RESUMO
O QUE: Reunião da Rede de Educação e Informação Ambiental – REIA-GO - VII FBEA e II Jornada de EA
ONDE: Universidade Salgado de Oliveira (Universo)  -  Rua 105-B, nº 18, Sala 101, Bloco D - 1º andar – Setor Sul - Goiânia
QUANDO: 10/02 (sexta-feira), 14 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário